Veja também.

Enjoy

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Como funciona a dieta

A Dieta do Abdômen para Mulheres é uma dieta norte-americana escrita pelo editor-chefe da revista Men's Health, especialista em saúde e condicionamento físico.

O livro é baseado em vários estudos e matérias sobre saúde, alimentação e a prática de atividade física, principalmente a musculação. 



Me parece uma dieta fácil de seguir e sem muitas restrições. Daí surgiu a ideia de criar o blog diário durante as seis semanas da dieta. Depois disso é entrar no plano de manutenção.


Quem quiser seguir comigo pode ficar a vontade, ou se preferir consulte um médico nutricionista antes. 


A dieta é divida em seis refeições por dia:


café da manhã /lanche /almoço /lanche/ jantar / lanche.


E se baseia em 11 Alimentos Poderosos para garantir as necessidades nutricionais básicas:

Cada refeição deve ter pelo menos dois itens desta lista. 


1-Amêndoas e outras nozes
2-Aveia instantânea (sem adoçante, sem sabor artificial)
3-Azeite de oliva extravirgem
4-Espinafre e outras verduras
5-Frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora
6-Feijões e leguminosas
7-Laticínios – leite semidesnatado ou desnatado, iogurte e queijo com pouca gordura (cottage ou ricota)
8-Ovos
9-Pães e cereais integrais
10-Peru e outras carnes magras
11-Whey (proteína em pó do soro do leite, bastante concentrada e pura, encontrada em lojas de produtos naturais e de suplementos vitamínicos)

É obvio que, como a dieta foi publicada primeiramente nos EUA e depois traduzida, precisa de algumas substituições para que possa ser realizada aqui no Brasil. O livro tem exemplos esdrúxulos de comer atum, feijão, pepino no café da manhã; ai não dá né! Já basta ter o nome de dieta que muita gente arrepia de medo!

Bom, de acordo com o autor do livro, os alimentos da dieta do abdômen 'ajudarão a aumentar a potência das substâncias naturais que queimam gordura, a protegerão de doenças e lesões'. Além disso, ele prioriza também maior consumo de 'proteína, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, fibras e cálcio'.





Outras regras da dieta são:

Tem que ser seguida durante seis semanas.

Fazer uma refeição livre por semana. ( comer o que quiser)

Evitar alimentos feitos com farinha branca ( evitar não é cortar de vez) 

Evitar bebidas alcoólicas ( máximo de dois a três drinques por semana)

Evitar frituras e gorduras trans.

A dieta não estabelece o tamanho das porções pois como será uma alimentação baseada em alimentos rico em fibras ( produtos integrais) e proteínas magras (sem gordura) a saciedade virá mais rápido.

Tomar no mínimo 2 litros de água por dia

Comprar uma única vez:  1 frasco de polivitamínico e 250g de linhaça moída

Exercícios são opcionais nas duas primeiras semanas. Da terceira em diante é sugerido fazer 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana e alternar com exercícios localizados e de força e resistência ( musculação) nos outros dias com um dia de descanso. Além de caprichar nos exercícios abdominais. Mas nada em excesso.

Como o Whey entra na dieta? O autor recomenda que para manter a sensação de saciedade o whey poderá ser consumido em vitaminas batidas com leite, iogurte, frutas, aveia e gelo, muito gelo!


Observação: Como estou sem condicionamento físico vou incluir o whey somente na terceira semana pois trata-se de um suplemento alimentar proteico e não quero engordar sem necessidade.


Plano de manutenção da dieta: 


Percebo que a dieta do abdômen propõe uma reeducação alimentar a longo prazo, ainda mais para quem gosta de produtos integrais e vive bem sem comer frituras e outras besteiras, mas sei que para muita gente não é fácil.


O plano de manutenção consiste em manter a dieta durante seis dias na semana e liberar um dia para comer o que quiser. 


Que não me falte empenho, coragem e determinação.


E que comece o desafio! 

Comentários
0 Comentários